sábado, 22 de junho de 2013

Meditações dialécticas (12) A luta contra a fatalidade

Jan Toorop - Fatality (1893)

Há um fundo obscuro na liberdade que a razão humana, limitada e finita, não consegue apreender. Esse fundo obscuro diz respeito às consequências da liberdade numa comunidade de seres racionais e, ao mesmo tempo, animais. As decisões livres de uma parte desses animais racionais tendem a surgir aos olhos e à experiência dos outros como uma fatalidade, como a mais pura ausência de liberdade. As consequências do livre-arbítrio de alguns são, tendencialmente, a aniquilação do livre-arbítrio e da liberdade dos outros, a transformação da vida em pura fatalidade e a representação do futuro como um destino determinado e inexorável. 

Se tentarmos compreender o que se passa no mundo, da Europa do sul ao Brasil, descortinamos sempre exemplos deste enigma da liberdade. Alguns tentam, insidiosamente, transformar a vida da maioria das pessoas numa fatalidade a que ficarão condenadas sem remissão. Os conflitos sociais que estamos a assistir parecem ter como razão de ser questões de natureza económica e social. Mas isso é apenas a aparência do que está em questão. As pessoas lutam contra o destino, a fatalidade, a eliminação da sua capacidade de poder fazer escolhas livres. Em tudo isto revela-se uma das fragilidade essenciais das sociedades liberais, a sua tendência, em nome da liberdade, de transformar a vida de um número significativo de seres racionais em pura fatalidade. O que está em jogo, nestes tempos conturbados, é a luta contra a fatalidade.

6 comentários:

  1. É da História que os caminhos da Liberdade são muitas vezes barrados pelos muros da fatalidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o pior é que a fatalidade é produzida pela liberdade. E é aí que reside o grande paradoxo.

      Abraço

      Eliminar
  2. Ainda assim, as pessoas podem livremente tomar a decisão de deixar os outros serem livres. Assim já não haveria o paradoxo ou não seria tão acentuado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder, podem, mas o paradoxo está mesmo aí. Elas podem, mas não tomam essa decisão. Antes pelo contrário.

      Eliminar
  3. Extraordinariamente interessante, este ângulo que nos trouxe. Um paradoxo dos diabos. :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.