terça-feira, 30 de julho de 2013

O retorno das Sibilas

Hermen Anglada-Camarasa - Sibila (1913)

Um dos efeitos dos nossos dias - um efeito que nunca deixa de me surpreender - reside no paradoxo que parece habitar no exercício da liberdade. Uma sociedade que se desregula, que cada vez abre mais e mais sectores de acção à liberdade dos homens, gera, ao mesmo tempo, no homem comum, um sentimento de desapropriação da sua liberdade e de aniquilação da sua capacidade de iniciativa, como se o aumento da liberdade possível fizesse crescer, em contrapartida e de forma exponencial, a experiência de uma irremissível fatalidade. Os tempos estão propícios para o retorno das Sibilas.

4 comentários:

  1. meu prezado JCM, acredito que a Humanidade neste século XXI, esteja caindo na real, ou seja, que as relações de poder criadas pela Igreja, em que poucos dominam muitos, é planetária. E esses muitos estão desapropriados de tudo. Liberdade, Igualdade e Fraternidade, chega a soar patético. E o Paraíso, a tal "recompensa" após tanto sofrimento...é grotesco. Penso que as Sibilas nunca estiveram ausentes. Grande abraço cá do Brasil. Neuza Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a Igreja - refiro-me à Católica - tenha muito menos poder mundano do que se pensa. Houve uma altura que sim, mas isso já passou há muito. Quanto às Sibilas é possível que tenha razão.

      Abraço

      Eliminar
  2. As vassouras nunca deixaram de ter o seu lugar. Nem mesmo agora que existem aspiradores que "apanham" tudo...

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.