terça-feira, 22 de julho de 2014

Desagregação mental

Tristan Murail - L'Esprit des Dunes (Ensemble Intercontemporain)

Por estranho que possa parecer, gosto da música do compositor francês Tristan Murail. Isso não é, contudo, sinal de qualquer elevação espiritual, ou de uma extraordinária predisposição intelectual ou, mesmo, de um refinamento do gosto. É antes sintoma da minha desagregação mental, da dilaceração do pensamento, da guerra civil que me percorre o cérebro e lança neurónios contra neurónios, hemisfério contra hemisfério. Começo assim por ouvir a anunciação do anjo da guerra e os exércitos entram em acção. A terra arde e todas as sensações que nascem em mim são estilhaços de vidro e fragmentos de granadas. Ao longe, oiço trovões. Como o mundo, tudo em mim se cinde. Tento sintonizar o ouvido na música e uma volúpia de cinza e fogo arrasta-me para fora do silêncio da noite. A madrugada ainda não é um risco no horizonte, apenas dois sóis se chocam no interior da galáxia, talvez o meu cérebro, dirão. (averomundo: a prosa dos dias, 2008-12-13)