terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Descrições fenomenológicas 31. Algumas mulheres 4

Mark Tobey, À Cheval la Nuit, 1958

Apesar da manhã ensolarada, as lâmpadas de néon continuam ligadas, numa antecipação da chegada da noite ou devido a um estranho temor das trevas. A luz do sol entra quase sem barreiras. Ouvem-se, no arfar nasalado dos altifalantes, o anúncio de partidas e de chegadas, enquanto as rodas metálicas dos comboios chiam nos carris, numa sinfonia concertante, onde violinos, em pizzicatos infernais, e fitas magnéticas tivessem proeminência e se sobrepusessem, sem remissão, a todos os outros instrumentos. Passados instantes, tudo se silencia. Não há quem parta nem quem chegue, apesar do tamanho desmesurado da estação. De súbito, vinda da plataforma superior, uma jovem mulher começa a descer as escadas. Fá-lo muito lentamente e, ao chegar ao meio, naquele lugar em que a luz vinda de cima se funde na penumbra proveniente de baixo, senta-se. Ouve-se a fricção de um novo comboio nos carris e uma voz a anunciar uma chegada e, de imediato, a nova partida. A mulher inclina-se para a frente e a cabeça quase toca os joelhos, enquanto as mãos, encostadas ao peito, denunciam uma oração. O comboio partiu. Ninguém chegou nele. No meio das escadas a mulher refugia-se no silêncio. Os cabelos caem-lhe e tapam o rosto e poisam nos joelhos. O néon continua a reverberar apesar do sol da manhã. Imóvel, a mulher é uma estátua suspensa entre as plataformas de uma estação de comboios que ninguém utiliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.