terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Uma triste e vil cultura


Quando acontecimentos dramáticos como o aluimento de uma parte da estrada entre Borba e Vila Viçosa se dão, monta-se um terrível espavento cujo resultado é ocultar a raiz que está na base desses acontecimentos. O espectáculo, para além das intervenções populares e os comentários dos especialistas sobre o assunto, constrói-se com uma acalorada e muito indignada exigência de encontrar culpados para o sucedido. As televisões – secundadas de imediato pela imprensa e redes sociais ou vice-versa – são palco de um novo desporto nacional: a caça ao responsável pela tragédia. Estas cenas degradantes servem para dois fins. Por um lado, alimentar as audiências e, por outro, aliviar a consciência da nação relativamente ao modo como a generalidade dos portugueses se relaciona com a vida.

Não estou a afirmar que estas tragédias não têm culpados. Terão, por certo. Ainda menos defendo que esses culpados, caso sejam identificados, devam ficar impunes. Não devem. Será esse o trabalho do sistema judicial. A Justiça deverá seguir, célere de preferência, os seus trâmites e encontrar os indivíduos cuja acção ou omissão contribuiu para a tragédia. A Justiça, porém, não é um palco feérico e onde gente histriónica age para gáudio da plebe. Por isso, o trabalho da Justiça não deve ser confundido com o populismo justicialista que tomou conta da comunicação social, imitando o pior das redes sociais, na busca do primeiro – e se for político, melhor – a quem se possa apontar o dedo acusatório.

O reboliço comunicacional, pretensamente indignado, tem o condão de esconder a atitude dos portugueses perante a vida. Não está na sua cultura serem meticulosos, organizados, preocupados em prever o que pode acontecer. Valoriza-se antes a tendência para o improviso, para o deixa andar, tomando como virtuosa a indigna arte do desenrascanço (que palavra horrível). Esta cultura do descuido é como Deus, está em toda a parte mas não se vê. Só se torna visível quando acontecem coisas como as da estrada de Borba.

A histeria da comunicação social, com os seus rituais de caça ao culpado, oculta de imediato este traço da nossa cultura. O resultado é terrível. Punem-se os culpados, quando se punem, e espera-se por novo desastre, pois continuamos, em todas as esferas da vida, a odiar a organização, o trabalho meticuloso e a adorar a arte medíocre do deixar andar. Sim, precisamos de encontrar os culpados, mas também precisamos de mudar a forma como estamos na vida, pois o objectivo não é andar a pôr pessoas atrás das grades, mas evitar, pelo trabalho organizado e meticuloso, que as tragédias se dêem. Não precisamos de culpados, mas de pessoas vivas. Para isso temos de mudar a nossa triste e vil cultura do desenrascanço.

[Crónica publicada em A Barca, de Dezembro de 2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.