sexta-feira, 1 de novembro de 2019

As direitas


Os resultados das últimas eleições vieram pôr a nu a crise que atinge a direita em Portugal. A direita parlamentar vale neste momento 34,6% dos votos e 86 deputados, enquanto a esquerda parlamentar vale 53,3% dos votos e 140 deputados. Isto coloca enormes desafios à direita democrática para se aproximar do poder. Mesmo que o entendimento parlamentar das esquerdas tenha acabado, nada garante que, em caso de necessidade, não volte a existir. A direita para governar precisa de ter mais deputados que a esquerda. Estamos assim num momento de crise e reconfiguração da direita. Vejamos alguns aspectos.

Comecemos com as novidades. O Chega alcançou o parlamento a partir de algum rancor social, nomeadamente em zonas onde pode haver conflitos com a comunidade cigana. Tem alguma margem de progressão fundada na exploração do ressentimento social e caso se prolongue a crise da direita democrática. A Iniciativa Liberal (IL) aproveitou o desencanto à direita e juntou uns quantos órfãos das políticas de Passos Coelho. Pode herdar algum eleitorado jovem do CDS e do PSD, caso este continue longe do poder. Seja como for, tem um programa que não se acorda nem com a realidade do país nem com a tradição da direita portuguesa. A margem de progressão parece curta e depende do que vier a acontecer no PSD.

A crise que atinge o CDS é gravíssima. Não apenas perdeu muito eleitorado como deixou de ser a única alternativa real aos descontentes com o PSD. Tanto a IL como o Chega podem pescar nas águas onde o CDS pesca. Os sectores mais ultramontanos podem encontrar no Chega a sua representação, enquanto os mais liberais têm agora a IL ao dispor. Não se vislumbrando a emergência de um líder carismático, estando o CDS acantonado num estrato social muito específico e idiossincrático, as últimas eleições podem ter sido o ponto de partida para o seu desaparecimento. Enfrenta uma ameaça real.

O caso mais interessante é o do PSD e a luta entre os adeptos do passismo, representados por Luís Montenegro, e uma velha tradição da direita portuguesa de carácter paternalista, com algumas preocupações sociais e com alguns toques, não exagerados, de conservadorismo, encarnada por Rui Rio. Se Montenegro ganhar o partido, este tenderá a ser mais liberal, o que poderá liquidar a IL mas encolher o campo social do PSD. Se Rio se mantiver, teremos um PSD menos liberal, mais na tradição de Cavaco Silva e mais próximo do centro e da doutrina social da Igreja. Caso saia vitorioso no embate dentro do PSD, não se pense que a esquerda recebe um bónus. Rui Rio, no parlamento e com a aprendizagem feita, será, para António Costa, um osso duro de roer.

[A minha crónica em A Barca]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.