segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Um problema de prudência


A coisa vai acabar mal. A coisa é a vida dos homens sobre este planeta. Não se trata de prognosticar o desaparecimento da nossa espécie, mas de lembrar que as condições que suportam, na Terra, a existência de tantos indivíduos humanos possam estar a sofrer uma rápida erosão. É verdade que ao lado das correntes optimistas que se desenvolveram a partir do Iluminismo, como o liberalismo e o socialismo, foram surgindo também visões pessimistas, cuja obra emblemática é A Decadência do Ocidente, de Oswald Spengler, publicada na sequência da primeira Grande Guerra. Com a Guerra Fria e a ameaça nuclear, depois das experiência de Hiroxima e Nagasaki, o pessimismo radicalizou-se num catastrofismo. Este encontrou um reforço nos problemas ambientais e no tema do aquecimento global causado pela acção imprudente da humanidade.

A Guerra Fria foi um exercício de prudência das partes em confronto, o que permitiu evitar o desastre nuclear. A prudência é uma sabedoria prática fundada na boa capacidade de julgar, na excelência do carácter e na bondade dos hábitos. Quando, nos tempos modernos, falamos de políticos prudentes, porém, estamos a dar atenção a uma forma de prudência amputada. O político prudente é aquele que evita acções temerárias e que sabe calcular os passos que deve dar para atingir os seus objectivos com o menor custo possível. Deste ponto de vista, um político prudente pode ter um péssimo carácter e terríveis hábitos. Os tempos modernos tomaram consciência que a excelência política e a excelência moral poderiam – e muitas vezes deveriam – ser independentes.

Tanto com a actual vaga mundial de eleição de políticos insensatos como com a contínua desvalorização dos problemas climáticos, estamos a assistir às consequências da separação entre moral e política. A prudência política, em primeiro lugar, perdeu a virtude moral e, agora, está a perder a sensatez do cálculo, isto é, está a desaparecer. No entanto, o facto do mundo se estar a encher de líderes irresponsáveis não é ainda o principal problema. A inquietação fundamental reside na própria decadência da virtude da prudência entre os cidadãos. A excelência do carácter perdeu importância, os maus hábitos são motivo de ostentação e a sabedoria prática que ajuda a julgar correctamente as situações e o carácter de terceiros – nomeadamente, daqueles que escolhemos para nos representarem e governarem – está em franco retrocesso. Ora, sem cidadãos prudentes é possível que tudo possa acabar mal, muito mal.

[A minha crónica em A Barca]

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.