sábado, 6 de julho de 2013

A infâmia

Katsushika Hokusai - Prostituta e cliente (1811)

Quando reparei, logo nos primeiros tempos, que este governo se apresentava em público sempre de bandeira de Portugal na lapela, duas coisas vieram-me ao espírito. A primeira, a célebre frase de Samuel Johnson, um crítico e jornalista inglês do século XVIII, o patriotismo é o último refúgio de um canalha; a segunda foi a pergunta que graves patifarias políticas, sociais e económicas contra os portugueses está esta gente a preparar? Não vale a pena fazer aqui a história destes desgraçados dois anos. A última semana foi o corolário de uma governação que perseguiu os portugueses desde a primeira hora. Um exercício continuado de patifaria política contra as classes médias e populares. Mas uma patifaria que destruiu o país como o reconhece Vítor Gaspar, um dos génios do descalabro, quando decidiu sair do barco naufragado.

Apesar de tudo isto ser infame, a infâmia cresceu exponencialmente na última semana, com o espectáculo desencadeado pela demissão de Paulo Portas.  Tudo o que os portugueses são obrigados a assistir, todo este deprimente espectáculo das conversações entre Coelho e Portas, com as visitas a Belém, atingiu proporções inimagináveis. No centro deste infame espectáculo está a figura do Presidente da República (PR). Apresentada a demissão de Paulo Portas, a única coisa que havia a fazer era a audição imediata dos partidos políticos e do Conselho de Estado, a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições. O PR prestou-se porém a este espectáculo, suscitou-o a partir do momento que empossou Maria Luís Albuquerque, exigiu-o depois de Passos Coelho. Mesmo que venha a dissolver o parlamento, o que é absolutamente inverosímil, estará indelevelmente ligado a todo este espectáculo dado pela direita portuguesa. A partir de ontem, teremos uma intensa campanha de mentiras tentando sublinhar a sensatez e o patriotismo dos intervenientes nesta infâmia. Que ponham duas bandeiras de Portugal, uma em cada lapela, e que a tatuem na testa. De facto, o patriotismo de certa gente...

4 comentários:

  1. Há nesta gente uma amoralidade larvar que enoja. Não se percebe se são patifes, canalhas, estúpidos, se já fizeram tantas que são chantageados a torto e a direito, não sei.

    O que sei é que estamos a assistir à dissolução pública do carácter e da credibilidade de gente que, com o voto de quem votou neles (e que, portanto, achando-se legitimado para fazer o que faz), se instalou nos principais lugares de governação do País.

    Preocupa isto. Acho que isto não pode ter um fim digno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto já não pode ter um fim digno. A dignidade é um valor que está ao nível da palavra de honra. Foram dissolvidos pelos mercados e pela desfaçatez.

      Eliminar
  2. Os patriotismos desta gente e "deste país", manifestaram-se por intermitências várias depois de 1143.
    Os acontecimentos de 1383,1640,1820,1910 e 1974, provam-no à saciedade.
    As bandeiras funcionam sempre como "burkas".

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.