sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Livros para férias


COMO MORREM AS DEMOCRACIAS. Autores Steven Levitsky & Daniel Ziblatt, ambos professores em Harvard. Uma reflexão com incidência americana, mas apoiada no estudo das mortes da democracia nos anos trinta do século passado, na Europa, e nos anos 60 e 70, também do XX, na América Latina. Um livro para os nossos tempos. Publicou a Vogais.

AS LOJAS DE CANELA. Autoria: Bruno Schulz. Um conjunto de pequenas histórias de um autor que é considerado um dos expoentes da literatura polaca do século XX. Schulz iniciou a sua vida artística nas artes plásticas, mas um acaso conduziu a que acabasse por se tornar escritor. A edição portuguesa de As Lojas de Canela contém um conjunto de desenhos do autor. Publicou a Sistema Solar.

O DESERTO DOS TÁRTAROS. De Dino Buzzati. Uma obra-prima da literatura italiana. Uma reflexão sobre a existência humana e o seu sentido. Serve também como indicação de uma coisas que esquecemos com facilidade. A Itália possui uma literatura extraordinária. Publicou a Cavalo de Ferro.

OS EXÉRCITOS DE PALUZIE. Autor: Manuel de Seabra. Uma descoberta pessoal recente de um autor português pouco conhecido. Escrito em catalão e, depois, em português, o romance acompanha, de forma irónica, quatro gerações de Rouredas, na Barcelona que vai desde finais do século XIX até depois da guerra civil. Publicou o Círculo de Leitores (encontra-se em alfarrabistas).

O MEMORIAL – RETRATO DE UMA FAMÍLIA. De Christopher Isherwood. Trata da vida de uma mãe e viúva de guerra, Lily, e do seu filho Eric, nos anos vinte do século passado, em Inglaterra. Os difíceis tempos do pós primeira Guerra Mundial. Publicou Livros do Brasil.

VICTORIA. Autor: Knut Hamsun. Um pequeno e belíssimo romance, uma meditação sobre as forças obscuras que dirigem a vida dos homens, concedendo a uns felicidade e a outros desventura. Uma história para ler nas tardes de Verão do Nobel norueguês. Publicou a Cavalo de Ferro.

O ESTUDANTE DE COIMBRA. De Guilherme Centazzi. Apesar de quase desconhecido do público português, Centazzi é o autor do primeiro romance moderno nacional, precisamente este O Estudante de Coimbra. Uma curiosidade que vale a pena ler. Publicou a Planeta.

FILOSOFAR – DA CURIOSIDADE COMUM AO RACIOCÍNIO LÓGICO. Autor: Timothy Williamson. Uma introdução à filosofia que pretende mostrar como ela se faz, segundo a tradição analítica. Dirigida a alunos e professores do secundário, é um livro acessível ao público que queira saber o que fazem os filósofos quando trabalham. Publicou a Gradiva.

Boas férias.

[A minha crónica no Jornal Torrejano]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.