quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A dança do tempo

Wilhelm Gause - Baile da corte em Viena (1900)

Olhar um quadro como este fora do seu contexto epocal é uma vantagem relativamente à visão na altura. Aquilo que se perde da experiência viva é compensado pela revelação que o tempo e a história proporcionam. Isto permite desvendar aquilo que nem o artista nem os figurantes poderiam saber. Para quadro que retrata um baile da corte, este dá pouca atenção, em aparência, à dança em si mesma. Pelo contrário, a generalidade das pessoas conversam, observam, parecem expectantes. O centro do quadro é ocupado pelo imperador austro-húngaro Francisco José I (o bigode e as suíças não enganam) rodeado de damas da corte. O poder está firme e no centro do mundo. Estamos em 1900 e nada parece contestar a solidez do Império. Contudo, há no quadro um elemento dissonante, o par que dança. Há nele todo um desafio à ordem estabelecida. Contrariamente aos outros figurantes, estes não estão parados. Deslizam. E, no seu deslizar, disputam a centralidade do quadro ao Imperador ao mesmo tempo que se afastam dele.

Se para um leigo, como eu, na história austro-húngara foi possível identificar o Imperador, isso já não acontece com o par dançante. Será, por certo, gente muito importante, mas não para mim. Pergunto: quem dança ali? Passado mais de um século, só há uma resposta: o tempo. O par que dança, que parece deslizar e afastar-se do núcleo central da Corte, é a encarnação do tempo. É a presença irreversível do fim do Império e dos bailes da Corte  de Viena. Esse fim ainda vem longe. O Império desaparece em 1918, na sequência da primeira Grande Guerra, e o Imperador morre em 1916. O quadro, que parece retratar o carácter eterno, estático, da situação política figurada no Imperador, traz nele o sinal de que tudo o que se vê no Baile da Corte de Viena está já condenado. O par que dança não tem consciência de que, ao dançar, anuncia o fim daquele mundo. Eis a suprema ironia, o baile que celebrava a solidez daquele tipo de vida é, passados tantos anos, susceptível de simbolizar a sua decadência. O tempo revela a verdade que se escondia naquela hora.  Ele tece e destece o mundo sem nunca ter consciência do que faz. Limita-se a dançar e na sua dança a ordem desordena-se e o caos ganha contorno, figura e torna-se cosmos. Da desagregação do Império austro-húngaro nasceu outro mundo, aquele que veio até aos finais dos anos 80 do século passado. Um mundo que ainda não estava ali, mas para o qual, dançando, a humanidade se precipitava.

4 comentários:

  1. Caro JCM
    Não sei quantos tempos tem esta valsa, apenas sei que atrás dos tempos vêm tempos.
    E sei que vou continuar a voltear por aqui, com o mesmo interesse de sempre, mesmo que a minha "música" não se faça ouvir.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JRD, muito obrigado pelo seu voltear, com música ou com silêncio.

      Abraço

      Eliminar
  2. Belíssimo tema e muito bom texto, como é habitual...voltarei com tempo para dançar com as palavras ao som do Danúbio Azul. O tema e o texto merecem. Curiosamente, ao olhar para o quadro recordei uma outra valsa, dançada pelo Príncipe e a bela burguesa, num salão semelhante, na obra-prima de Visconti, O Leopardo. Aí, anunciavam-se outros tempos.Auf Wiedersehen...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, há muito em comum entre este baile e o de Lampedusa/Visconti. Também aí se davam passos decisivos para se chegar a 1914.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.