terça-feira, 25 de junho de 2013

Cansado de realidade

Liubov Popova - Komposition (1918)

Sim, o calor é mau, é mesmo uma coisa péssima, mas a realidade ainda consegue ser pior que o calor. A realidade é uma coisa abominável, com péssimo feitio, sempre a resmungar, sempre descontente. Odeio a realidade. Nunca se satisfaz com a atenção que lhe damos por causa da nossa vidinha, de termos de comer, de andar vestidos, de ir aqui e ali, de comprar um livro ou de levar o carro à oficina. Quer mais, despudoradamente mais atenção. Entra-nos pela casa dentro, instiga-nos a olhar para ela, ronrona que nem gata no cio, cabriola diante dos nossos olhos. Uma serigaita. Mal desviamos os olhos, logo a realidade chama por nós, cai-nos em cima, ameaça esmagar-nos. 

Nestes últimos tempos, tenho tido uma dose excessiva de realidade, uma dose de tal maneira grande que estou a ficar enfartado. Tudo o que é interessante cai fora da realidade. Ao ver algo fora da realidade, o meu coração, como se estivesse vivo, começa logo a inclinar-se para aí. A cabra da realidade, porém, implacável e fria, rasga-me a ficção, destrói-me o enredo e, já meia despida, exige que olhe para ela. Ainda tento falar de impotência, mas ela vara-me com os olhos... Ao menos a realidade podia ir de férias para outro lado, para um exoplaneta habitável nos confins da galáxia. Um homem não foi feito para tanta realidade. Estou cansado.

20 comentários:

  1. Tens sempre a hipótese do suicídio. "Se te queres matar por que não te queres matar?" FP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Frederico Gastão, eu não disse que estava farto da vida mas da realidade. Para certas pessoas, a vida é muito mais que a mera realidade. Idiossincrasias.

      Eliminar
  2. Lembras-te de uma conversa fabulosa que tivemos no Facebook sobre serigaitas e flausinas? Ora bem, esta realidade não parece mais uma flausina?
    (ainda falta discutir o importante conceito de lambisgóia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, acho que a realidade é mesmo uma lambisgóia. Não me tinha ocorrido, mas fizeste bem em lembrar. E com isto estou já a dar um contribuito para a definição de lambisgóia.

      Eliminar
  3. Realmente, esta realidade toca o surreal...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Que bom ler algo assim. Não porque é bom estar cansado mas porque é aquilo que sentimos e sinto e é bom sentir que não estamos sozinhos. A realidade é madrasta, mas aquela má, a das histórias infantis. Será por isso que ando a deliciar-me com as histórias que ando a (re)ler com o pequeno? É que é tão bom estarmos noutro mundo... :) Mt bom, Jorge. (Já leu o meu rap de hoje? Não é filosófico mas é irónico...:)) Abraço de Aveiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As histórias infantis são, por vezes, histórias demasiado adultas. É bom estarmos no outro mundo e também neste mundo como se ele fosse outro. Ainda não li o seu rap, pois hoje tive um dia bem ocupado na escola e volto para lá daqui a pouco. Mas vou ler. Muito obrigado.

      Abraço

      Eliminar
  5. Sou daqui de Fortaleza-Ce(Brasil)e leio sempre seu blog. Sou professora também, de escola particular.E este texto me retrata, no momento. Abraço daqui.
    Solidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que situação de professor é universal. Muito obrigado pelas suas visitas e abraço deste lado do Atlântico.

      Eliminar
  6. agora dou comigo a pensar ,muitas vezes , que quero o mundo de volta... tenho de perceber melhor esta ideia ... mas não - é isso - quero o mundo de volta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certa maneira, a realidade liquidou o mundo, a vida, tudo...

      Eliminar
  7. Tendo a pensar que a realidade ultrapassa a ficção.
    O problema é a falta de unidade narrativa e a inconsistência, certos dias são obviamente assinados por Georges Orwell, enquanto outros carregam Corin Tellado, alguns imitantes de Maquiavel e ultimamente muito Beckett e algum Camus.
    A realidade bem podia ser apenas monótona.

    ResponderEliminar
  8. Em dias como o de hoje (ou ontem, dado que estou a escrever já no dia 26), talvez ir até Gliese:

    http://umjeitomanso.blogspot.pt/2013/06/levem-me-para-gliese-667cc-por-favor.html

    Boa viagem!

    E uma quarta feira melhor do que a terça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito habitável que sejam os planetas de Gliese, preferiria que enviassem para lá a realidade, o Passos Coelho, o Vítor Gaspar e mais uns quantos comentadores de serviço ou que gostam muito de brincar ao "vamos lá ver que sou independente". Enviando toda essa gente para lá e mais uns quantos, o ar começava a ficar mais puro por aqui e até o clima haveria de melhorar. Digo eu.

      Eliminar
  9. Não será tanto estarmos fartos da realidade mas sim fartos da realidade que nos querem impingir. Tendo em conta a nossa natureza, a realidade, para nós, é aquilo que bem nos apetecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é aquilo que nos apetece. Por vezes, a realidade chega mesmo a ser aquilo que não nos apetece e que, como diz, nos impingem ou, mesmo, impõem.

      Eliminar
  10. Definitivamente, temos de correr com a realidade daqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis uma excelente ideia. Não sei se ela, a realidade, estará pelos ajustes, mas há que tentar.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.