quinta-feira, 6 de junho de 2013

Culpas e punições

André Masson - Alce devorado por cães (1945)

Não faço ideia o que terá motivado o FMI a admitir que errou no caso da Grécia. Mas compreendo perfeitamente que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu não acompanhem o FMI no mea culpa. Se não acompanham o FMI não é por não quererem assumir os seus erros. Não acompanham o FMI porque, na verdade e na sua óptica, não erraram, antes pelo contrário. Acertaram, pois o objectivo seria mesmo dar uma lição aos gregos, destruir um país em dificuldades e pôr de joelhos uma população. 

Sejamos claros. Quando se querer limpar uma zona para que o jogo dos mercados se dê sem excesso de regras há várias maneiras de actuar. Se o lugar é pouco civilizado, fomenta-se uma primavera qualquer, manda-se o exército. Isso nas zonas mais inóspitas e menos dadas à civilidade. Em lugares mais civilizados, destrói-se o país através das finanças, desfazem-se as estruturas sociais, submete-se a população sob o comando das troikas. Que o FMI tenha agora vacilado é um mistério, mas que as gentes comandadas por Draghi e Barroso se mostrem avessas a assumir culpas mostra bem a natureza punitiva do ataque à Grécia, bem como a origem europeia da punição.

2 comentários:

  1. Dou por mim a imaginar teorias da conspiração e estratégias sinistras.
    Será que eles estão mesmo em desacordo sobre o terem ou não errado ou isto é mesmo uma encenação para introduzir alterações na maneira como a receita é aplicada?
    Bom fim-de-semana

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gente é capaz de tudo, lá isso é verdade.

      Bom fim-de-semana.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.