segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cadernos do esquecimento 6 - A imaginação pura


Aulas e mais aulas, apoios e, para acabar o dia, uma reunião. Uma daquelas que passaram a ser o objectivo especializado da escola portuguesa. Tudo isso é um contributo para continuar a recuperação de textos do meu antigo blogue averomundo, retirado de circulação. Este texto pertence a uma série denominada cadernos do esquecimento. Texto de 16.09.2009.

Um artista tem uma imaginação prática. Ela impele-o para a realização, para a transformação da matéria em novos objectos, singulares e irrepetíveis. A imaginação prática do artista é uma imaginação produtora, demiúrgica. Eu também sou um ser de imaginação, mas a minha não é prática. Ela é um nevoeiro onde fico retido. Nada nela me impele a agir, a transformar, a tornar concreto. Sofro de imaginação pura, de uma imaginação que odeia o concreto e o concretizar-se. Uma imaginação pura é uma imaginação sonâmbula. Sofrer de sonambulismo é um destino tão nobre como outro qualquer, como o de ser artista, por exemplo. Desde sempre me lembro de sofrer de uma imaginação assim, sonâmbula, de uma imaginação que armadilha o corpo, que rompe os laços com o real, que destrói, uma a uma, as fibras da vontade. Por vezes finjo que sou um ser da razão, mas isso é apenas um penoso exercício exterior, uma máscara social, o mínimo que me permite pagar as contas. Para além disso, há apenas um nevoeiro de imagens sortidas, de coisas que vão e vêm, de um fascínio que me prende na quietude dos dias. Talvez exista, ou tenha existido, algum povo assim. Esse seria o meu povo. 

2 comentários:

  1. Um texto muito complexo que por manifesta incompetência não me atrevo a comentar. Mas creio que pela mesma razão e outras não gostaria de fazer parte desse povo.

    Um abraço meu Caro Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez esse povo não fosse assim tão mau, apenas sonhador.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.