quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Assimetrias educativas

Giorgio de Chirico - Escola de gladiadores (1953)

A partir da análise dos resultados do PISA, a OCDE descobriu que o sistema de ensino português não consegue reduzir as assimetrias sociais (Público). Esta extraordinária constatação serve para quê? Como estamos em Portugal, pode servir para duas coisas. Se o governo estiver centrado no PSD, esta constatação servirá para reforçar o objectivo de privatizar a escola portuguesa, de entregar os dinheiros dos impostos aos "empresários" da educação, que hão-de surgir como cogumelos. Se o governo, porém, estiver centrado no PS, as conclusões da OCDE servirão para aumentar até à paranóia a burocracia escolar, inventando reuniões, projectos, planos, actas, grelhas, avaliações. Seja qual for a opção, o importante é que se finja que se faz alguma coisa para que tudo continue como está.

A OCDE talvez não perceba, mas o sistema educativo português está desenhado para não reduzir as assimetrias sociais. Pelo contrário. Apesar da propaganda, ele foi concebido para solidificar as assimetrias existentes e, neste momento, está a ser pensado para as aumentar ainda mais. Imagine o leitor que o nosso sistema funcionava como o finlandês ou o japonês, sistemas onde as assimetrias sociais têm muito pouco peso nos resultados dos alunos, ao contrário do que se passa em Portugal. Isto significaria à partida que muitos mais alunos teriam bons desempenhos e muito mais gente deveria entrar nas universidades e institutos politécnicos. E depois? O que fazer dessa gente?

Esta pergunta cínica pretende chamar a atenção para uma outra coisa. Há muito tempo que o desempenho do sistema educativo, apesar da forma como está concebido, é mais eficiente do que o mundo empresarial e as elites políticas. Apesar das disparatadas e iníquas políticas educativas, o professorado português tem feito um trabalho absolutamente notável, sublinho notável. De tal forma que o mundo empresarial - esse mundo tão louvado pelos políticos de serviço - não consegue absorver as pessoas que saem do ensino superior, o qual já eliminou muita gente que com mérito lá tinha entrado. Têm de emigrar, como todos agora sabemos. 

Nem as elites económicas nem as elites políticas têm conseguido estar a par da qualidade de formação dada pela escola portuguesa, apesar desta estar muito longe daquilo que é desejável num país do primeiro mundo. A única solução que essas elites encontram é, precisamente, desenhar e impor um sistema educativo que petrifique ou amplie as diferenças sociais. Numa sociedade onde os empregos interessantes e bem remunerados são muito escassos, a solução encontrada é manter, através da escola, a estrutura social existente, enquanto se grita, na televisão, que tudo se está a fazer para uma escola que assegure a igualdade de oportunidades. Quem conhece bem o sistema educativo, sabe perfeitamente o que está em causa. Seja como for, os professores que se preparem. Vão ser o bombo da festa das conclusões da OCDE.

2 comentários:

  1. Absolutamente de acordo.O grande problema não está no sistema de ensino, está no projecto de sociedade pelo qual se optou.

    Os professores são uma fixação cruel desta gente.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é verdade. Os professores tornaram-se uma fixação dos governantes, um bode expiatório.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.