quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O poder da bandeira

Lajos Kassák - Porta-bandeiras (1919)

A bandeira, ou o seu culto, é um artefacto que espelha bem a natureza do homem. Por norma, os grandes fenómenos de massa - o desporto, a religião, a política, a guerra, pelo menos até certa altura - não passam sem o recurso às bandeiras. É fácil de perceber a razão. Elas são uma forma racional de identificação. Assinalam identidades, indicam pertenças, promovem exclusões. É um signo comunicacional de grande eficiência, e por isso, por essa eficiência, a bandeira inscreve-se no campo da racionalidade.

Aquilo que é misterioso, porém, é essa eficiência mesmo. Por que motivo uma bandeira desfraldada exerce sobre nós esse poder de identificação, nos indica uma não pertença, nos assinala uma proximidade ou uma ameaça? Uma resposta sensata seria dizer que é um hábito social, que fomos educados para reconhecer e ler esse signo. É verdade, mas isso não explica a razão por que ela se tornou signo e símbolo, por que motivo as bandeiras desencadeiam em nós processos afectivos, que depois racionalizamos como identidades. 

Certamente que a sua natureza esvoaçante tem nisso um papel fundamental. Uma bandeira é um dispositivo de fronteira. Ela está presa ao nosso mundo terrestre, mas eleva-se aos céus, ao além, planando sobre a nossa condição material. A bandeira é feita de matéria, mas já não é material. Está agarrada à terra, mas habita o alto. Ela, no seu esvoaçar e na sua sujeição ao vento, é vento e espírito que sopra onde quer. É esta equivocidade da bandeira que lhe dá o irracional poder de tocar o coração dos homens, incendiando ânimos, ateando a coragem, abrindo-o para o perigo. Por isso, ela espelha a nossa natureza. A racionalidade de que se reveste é apenas a cobertura de uma infinita não racionalidade.

3 comentários:

  1. As bandeiras, para mim, têm sobretudo uma importância conjuntural, para além se serem adereços úteis.
    Lembro-me, no entanto, ainda era jovem, de uma frase de um velho amigo republicano que costumava dizer, quando o Cinco de Outubro era o Abril possível,
    - «Hoje sim! Bandeira Nacional içada, porque o resto são "vinte e oitos de Maio»

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, não há regime política que dispense bandeiras, não há movimente político que as recuse. Podemos dizer que pode ser um efeito de mútuo mimetismo, mas deve haver um estranho poder nesse objecto que leve à necessidade do seu uso por todos os lados.

      Abraço

      Eliminar
  2. "História Misteriosa de Portugal" para entender o poder da Bandeira.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.