domingo, 25 de novembro de 2012

Meditações taoistas (5)

Retornar à raiz é instalar-se na quietude;
Instalar-se na quietude é reencontrar a ordem;
Reencontrar a ordem é conhecer o permanente;
Conhecer o permanente é a iluminação.
Lao Tse, Tao Te King, XVI

Onde a imensa árvore lançou raízes brotou um mundo ambarino de estrutura dócil e suave. Homens e mulheres tinham abandonado as florestas e entregavam-se naqueles dias a uma vida de devaneio. Uns buscavam um sítio onde recompor a alma, outros, uma esperança, uma ilusão, ténue que fosse, que os mantivesse à tona da existência. Era o reino da desordem, um caos amarelo violáceo, um lugar de dor e perdição: as mulheres não tinham filhos e os homens esqueciam os rituais de caça. Assolado por tempestades sem fim, o céu deixara de ser refúgio para aqueles que para o alto ainda olhavam.

Quando Dezembro chegou com os seus imperativos, um homem, que em tempos aspirara percorrer os mares, sentou-se debaixo de uma árvore. Veio o frio e a chuva, depois nevou. Ele todavia continuou no seu lugar. Um pássaro bravio poisou na sua cabeça e mais tarde aí nidificou. Enquanto o homem permanecia na sua quietude, uma ordem suave, feita de luz, construiu-se à sua volta. No inverno seguinte, as mulheres amamentaram os primeiros filhos, os homens reaprenderam as artes da caça e descobriram como cultivar os campos. Um rei justo governou sobre todos eles.

Debaixo da árvore, uma árvore com forma humana lançou profundas raízes. Em cada solstício de Inverno, iluminadas por gigantescas fogueiras, as mais belas raparigas do reino inundam com leite e mel, como se de um banquete nupcial se tratasse, aquele homem que um dia, por decisão inviolável, se tornou na terra a árvore do paraíso.

4 comentários:

  1. Do caos passou-se ao paraíso, mas o Homem não entendeu a mudança e destruiu a felicidade quando "inventou" a propriedade.

    Que Domingo este hein!?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um domingo triste, mas não é essa a ess^wencia dos domingos?

      Um boa semana.

      Abraço

      Eliminar
  2. permanecer como fómula de sobreviver para além do presente.
    permanecer é, por estes dias, um desafio tão monumental quanto atravessar mares o terá sido no século XIV.
    anunciam-se adventos neste texto, aguardemos o final da tempestade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais curioso é que este texto tem cerca de 13 anos, talvez um pouco mais. Na verdade, o mundo está sempre à beira do caos e aprender a permanecer é um imperativo para todos os tempos. Talvez não haja fim para a tempestade, pois ela é o que compete a cada dia. naõ sei...

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.