domingo, 17 de novembro de 2013

Os super-atletas do dinheiro

Salvador Dali - Atleta cósmico (1968)

Há uma perversidade fundamental na ideologia dominante. A apologia dos mercados, o triunfo da eficácia, o elogio da competitividade, toda essa panóplia de lugares comuns, que enxameiam o discurso quotidiano propagado pelos cordatos mass media, esquece uma coisa essencial. A humanidade no seu grosso não é composta por atletas cósmicos da economia, por gente que, se fosse desportista, seria atleta de alta competição. Quantos atletas medíocres existem por cada atleta de primeiro plano? A economia deve servir a humanidade e não apenas o pequeno grupo de sobredotados, altamente competitivos, que dominam o mundo da economia e da finança. 

Ora, se a humanidade, globalmente considerada, é medíocre, tem, no entanto, direito a uma sobrevivência digna. O problema não é a existência desse pequeno grupo de atletas cósmicos do dinheiro. O problema é que eles não devem monopolizar os benefícios do trabalho, reduzindo a generalidade dos homens à pobreza. Uma coisa é o reconhecimento do talento e a sua recompensa. Outra é a concentração egoísta dos proventos do trabalho e da criação humana em nome de um suposto mérito e eficiência económica. Dito de outra maneira, a economia dever servir a humanidade e não apenas os super-atletas do dinheiro.

4 comentários:

  1. O pior é que esses super-atletas do dinheiro usam esteróides anabolizantes, tais como depósitos em offshores, swaps, especulação bolsista, etc. Logo, é impossível competir com eles.

    Boa semana

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o problema é que não há controlo anti-doping.

      Boa semana.

      Abraço.

      Eliminar
  2. O controlo anti-doping existe, não está é bem organizado. Os super-atletas swapianos possuem uma sistema de propaganda poderoso, só comparável ao que existiu na Alemanha nazi. Relembro a importância que os nazis davam aos super-atletas...especialmente alemães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O controlo anti-doping está muito bem organizado para não funcionar. Só isso.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.