sábado, 13 de março de 2021

Alma Pátria 70: Trio Odemira, Menino de Oiro


Com uma diferença de cinco dias morreram os dois irmãos Costa, a alma do Trio Odemira. Este grupo musical popular pertencia ao conjunto de formações que combinavam a música popular portuguesa e a música latino-americana, da qual cantaram alguns êxitos. Tinham lugar assegurado nos programas de rádio e teriam um grande reconhecimento popular. No vídeo, cantam uma canção de José Afonso, uma daquelas que era possível ouvir na rádio. Se se consultar a autoria da canção - gravada pelo grupo em 1964, dez anos antes da queda do regime que determinava politicamente o que que os portugueses podiam ouvir, ler ou fazer - não se encontra lá o nome de Zeca Afonso. A autoria era do dr. José Afonso. E isto diz muito do que era Portugal naqueles dias. Um dr. sempre era um dr., mesmo que fosse oposicionista. Cada coisa no seu lugar, pois o respeitinho era uma coisa muito bonita.

2 comentários:

  1. Uma versão bonitinha..incomparável é a versão cantada por José Afonso, que lhe confere toda a profundidade e beleza triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois campeonatos diferentes, digamos assim. Uns fazem parte do entretenimento, ao outro nunca lhe passaria tal coisa pela cabeça.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.