Paula Rego - Mulher Cão (1994)
A proclamação da autenticidade
individual transforma-se numa pose de parvenu quando falamos contra a massa, esquecendo que dela fazemos parte.
A retórica do enraizamento e do autêntico exprime por outro lado, embora de
forma distorcida, uma exigência real, ou seja, a exigência de uma vida política
e social não alienada, e denuncia a insuficiência do simples direito positivo,
da mera legalidade formal que pode sancionar a injustiça, e à qual se contrapõe
a legitimidade, quer dizer, um valor no qual possa assentar uma autoridade
autêntica (Cláudio Magris, Danúbio).
Percebo a crítica a Heidegger, compreendo a denúncia da pose de parvenu na proclamação da
autenticidade do indivíduo. Compreendo inclusive a subjacente apologia de
regimes não tirânicos. O que não compreendo, porém, é a ideia de uma vida
política e social não alienada e o conceito de autoridade autêntica. Poderia
afirmar, em contraponto a Magris, embora sem alinhar pelo diapasão
heideggariano, que toda a vida política e social é alienada e toda a autoridade
é não apenas inautêntica como ilegítima. Mas isso ainda seria ver a questão de
uma forma superficial. A questão que se deve colocar é a seguinte: serão os
conceitos de alienação e de autenticidade os mais indicados para falar da vida
política e social e da autoridade? Não teremos que desfazer toda a malha
conceptual que de Platão ao nossos dias, passando por Marx, Nietzsche,
Foucault, construiu a rede onde tentámos apanhar o grande peixe da política? A
rede de conceitos que o tempo teceu acabou por amenizar, ao racionalizar, o
monstro e as monstruosidades que nele se ocultam. A verdade é que a política e
a autoridade, a sua infatigável e nunca desmentida necessidade, é a confissão
da nossa mais funda monstruosidade. Seremos algum dia capazes de olhar o monstro
no fundo dos olhos? Ou tememos já que no fundo daqueles olhos seja o nosso
rosto que iremos ver? (averomundo, 01/11/2009, revisto)
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