segunda-feira, 1 de abril de 2013

O ethos do chimpanzé

Mark Bodamer (Público)

Segundo o Público, cientistas corroboraram a tese segundo a qual os chimpanzés, tal como os seres humanos, cooperam uns com os outros para atingir certos fins. Essa cooperação, ao que consta, é motivada por interesses egoístas. Uma hipótese avançada diz-nos que chimpanzés e seres humanos teriam herdado essa capacidade de um antepassado comum que já a possuiria. O que está aqui em causa então é a partilha de uma certa concepção estratégica e instrumental, muito arcaica, da cooperação. 

Isto que é comum a este dois tipos de primatas conduz o pensamento sobre o homem a dois problemas fundamentais das sociedade humanas. O primeiro problema diz respeita à justiça distributiva. Quando é que a apropriação dos resultados desta cooperação estratégica e instrumental se começou a diferenciar, havendo seres humanos que recebem mais e outros menos por essa cooperação? Haverá um reconhecimento originário de que uma parte merece mais do que outra ou essa diferenciação deve-se ao exercício da violência?

O segundo problema tem uma natureza ético-moral. Quando e como a cooperação surge aos olhos dos seres humanos não como um valor estratégico e instrumental mas como um bem em si mesmo, como tendo valor intrínseco? O exemplo dos chimpanzés mostra que eles cooperam porque têm interesses egoístas. O que torna, porém, a história humana diferente de uma mera história animal é o facto da cooperação, bem como de outros valores, aparecerem idealizados e surgirem perante a consciência como um bem em si mesmos, de carácter neutro e imparcial: devo cooperar não porque tire daí vantagem mas porque isso é um bem e, como tal, é o meu dever. 

O que dá que pensar é que a modernidade, a partir das leituras sociais e políticas do darwinismo, acabou por negar o valor moral da idealização da cooperação, para sublinhar a natureza estratégica e instrumental desta. Quer dizer, a modernidade darwinizada (isto é, que transformou o darwinismo em ideologia social e política) reduziu a idealidade moral ao nível do ethos do chimpanzé.

2 comentários:

  1. Sim, mas os chimpanzés andam de galho em galho, mas chega-lhes um de cada vez e não impedem que outros chimpanzés ocupem outros galhos...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nem nos chimpanzés podemos confiar. Eles até outros chimpanzés assassinam se lhes for útil.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.