No quinto livro do ciclo Crónica da Vida Lisboeta, Espelho de Três Faces, Joaquim Paço d’Arcos
faz uma surpreendente análise do homem técnico e do niilismo que ele traz
consigo. No centro da intriga está o engenheiro Leonel Seabra, filho de um
importante diplomata, que, ao enveredar pela engenharia, não segue as pisadas
do pai, imbuído de uma larga cultura política. É apenas no quinto livro da
Crónica que, entre a multiplicidade de personagens, emerge como figura principal
um engenheiro comprometido com um projecto industrial. Em Ansiedade, segundo livro do ciclo, o estudante de engenharia Pedro
Pinto era uma figura de alguma importância na trama romanesca, mas por motivos
políticos, pela sua ligação a uma tentativa de revolta contra a ditadura.
Leonel Seabra é apresentado sob dois ângulos, o da vida
amorosa e o da ocupação profissional. O talento de Paço d’Arcos reside no
entrelaçamento dos fios provenientes de ambos para traçar o vazio que cresce na
alma do homem da técnica. Esse vazio é prenunciado, logo no início do romance,
pela informação de que a sua namorada, Maria Eduarda, morrera de acidente de
viação, do qual ele fora o culpado. O romance é publicado em 1950, num tempo em
que o automóvel era ainda, pelo menos num país periférico e atrasado como
Portugal, o símbolo da revolução técnica e da segunda revolução industrial. É a
sombra deste acidente que se vai projectar, de formas diferenciadas, no destino
do engenheiro saído do Instituto Superior Técnico.
O romance tem um primeiro capítulo introdutório com cerca de
40 páginas, aos quais se seguem três partes. Todas elas remetem para uma mulher
e para a ideia de representação: Maria do Céu – Esboço; Manuela – Retrato;
Maria Antónia – Perfil. Todas estas mulheres se cruzam com o engenheiro Seabra.
Maria do Céu, uma aristocrata, chegou a ser sua noiva. Manuela, rapariga umas
vezes tida por conta outras tendo de trabalhar num prostíbulo elegante de
Lisboa, foi sua amante antes e depois do possível casamento com Maria do Céu.
Maria António, filha de um capitão monárquico preso como oposicionista, foi sua
secretária e, desde os tempos de juventude, mantinha uma secreta paixão por
Leonel. Em todos estes casos se reproduz, de forma simbólica, a situação originária.
Em nenhum deles, o amor conduziu a um comprometimento. Na verdade, estas
mulheres não eram mais do que representações (retratos, esboços, perfis) de
alguém que se tinha transformado em nada.
Do ponto de vista profissional, o protagonista dirige um
projecto de instalação de uma fábrica de adubos no país, empreendimento
partilhado pelo Estado e por empresários privados. A acção está situada no
início do Plano Marshall e caracteriza o processo de industrialização que esse
plano produziu em Portugal. Leonel Seabra é o administrador delegado e todo o
seu talento se centra nos aspectos técnicos e na criação da empresa. O problema
surge quando é necessário,ultrapassar as preocupações técnicas e industriais do
empreendimento e ser conivente com interesses financeiros que se movimentavam
de forma não muito transparente à volta do projecto. Não seriam interesses
ilegais, mas que eram de moralidade duvidosa. A sua recusa não o leva a
enfrentar a situação, mas condu-lo ao pedido de demissão da empresa, a qual era
o fim para que se tinha preparado desde o tempo de estudante universitário e
que, na verdade, era o seu projecto existencial.
Uma vocação meramente técnica torna o homem incapaz de lidar
com a complexidade tanto do desejo amoroso como com as teias ardilosas da vida
social, com os seus interesses. Derrotado, ainda que por demissão, tanto no
amor como na realização da sua vocação, Leonel Seabra foi desenhado, por Paço d’Arcos,
como figuração do carácter niilista do homem técnico. A este falta-lhe uma
outra cultura – presente na figura do pai – que lhe permita um compromisso real
com a complexidade do mundo. A ausência dessa cultura conduz à demissão e à
fuga ao compromisso. O acidente de automóvel na juventude, com a perda da
mulher amada, é uma espécie de profecia trágica de um destino a que, o
promissor e talentoso engenheiro, não pôde fugir. O seu talento técnico
conduziu-o a lugar nenhum, assim como cada face do espelho lhe devolveu o vazio
da sua personagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.