terça-feira, 22 de julho de 2014

Desagregação mental

Tristan Murail - L'Esprit des Dunes (Ensemble Intercontemporain)

Por estranho que possa parecer, gosto da música do compositor francês Tristan Murail. Isso não é, contudo, sinal de qualquer elevação espiritual, ou de uma extraordinária predisposição intelectual ou, mesmo, de um refinamento do gosto. É antes sintoma da minha desagregação mental, da dilaceração do pensamento, da guerra civil que me percorre o cérebro e lança neurónios contra neurónios, hemisfério contra hemisfério. Começo assim por ouvir a anunciação do anjo da guerra e os exércitos entram em acção. A terra arde e todas as sensações que nascem em mim são estilhaços de vidro e fragmentos de granadas. Ao longe, oiço trovões. Como o mundo, tudo em mim se cinde. Tento sintonizar o ouvido na música e uma volúpia de cinza e fogo arrasta-me para fora do silêncio da noite. A madrugada ainda não é um risco no horizonte, apenas dois sóis se chocam no interior da galáxia, talvez o meu cérebro, dirão. (averomundo: a prosa dos dias, 2008-12-13)

4 comentários:

  1. A música contemporânea nem sempre é acessível, mas com o texto a servir de suporte foi agradável ouvir.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vezes pergunto-me sobre o destino desta música contemporânea. Como irá o futuro tratá-la. Ela parece-nos tão estranha quanto, em outros tempos, os compositores hoje reconhecidos soavam estranhos.

      Abraço

      Eliminar
  2. O que me agrada na música contemporânea, de vanguarda, é a forma como explora a dicotomia silêncio/som. Para mim é mais difícil ouvir uma peça barroca para cravo do que um solo de órgão de Messiaen ou as Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado de John Cage.
    O que diria Chopin ao ouvir um Piano Preparado?
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho essa experiência não tanto com a música mas com a filosofia. Durante muito tempo era-me muito mais penoso ler um autor da antiguidade clássica do que um autor contemporâneo, Havia qualquer coisa da experiência daqueles tempos que eu não conseguia reproduzir. É uma questão de adequação ao espírito do tempo.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.