Albert Porta - Dorud Communism Collapse (1991-92)
Excepção
feita de uma ou outra associação de celibatários, a história das tentativas
comunistas apenas regista dissolução e ruínas. (Herbert Spencer (1891), Da Liberdade à Escravidão)
A frase citada de Herbert Spencer sobre a história das tentativas
comunistas sempre me fascinou. Não porque o século XX tenha confirmado, de
forma dolorosa e inequívoca, o acerto da análise de Spencer. O que me fascina é
ideia de que há excepções a essa constatação geral do fracasso do comunismo.
Isto não significa que eu julgue que o comunismo, enquanto forma de sociedade,
seja possível. Diga-se de passagem que uma autora, prémio Nobel, como Svetlana
Alexievich, que não poderá ser rotulada de amante do comunismo, profetizou há pouco o retorno do comunismo, agora, porém, num país rico. Duvido, mas voltemos
ao que há de fascinante na frase de Herbert Spencer.
A excepção ao fracasso do comunismo residirá, segundo o pensador
britânico, numas quantas associações de celibatários. O fascinante reside, assim, no
facto de o comunismo só ser possível numa associação daqueles que se recusam a
uma certa associação, isto é, ao casamento. A frase de Spencer não é uma mero
dito espirituoso um pouco mal intencionado. É uma crítica subtil e devastadora
das concepções comunistas da sociedade. Diz que entre elas e a vida em família
há um conflito insanável. Facilmente se perceberá porquê. Se estou disposto a
abdicar de ter uma família, também posso dispor-me a renunciar à propriedade. É
um problema meu. No momento, porém, que se coloca o problema da família, eu já
não penso em mim, mas na família, no interesse dos filhos. Aí cessa o direito
moral de renunciar à propriedade.
Em tudo isto há, porém, uma ironia. O comunismo, tomado como forma
suprema de altruísmo, só seria possível por uma acto de renúncia egoísta à
partilha da vida com outra pessoa. Por seu turno, o egoísmo que conduz os seres
humanos à defesa da propriedade privada assenta num gesto de renúncia ao seu
próprio egoísmo em nome da pequena comunidade que é a família. É a tensão
perante o destino da família que levará os adultos a lutarem contra a ruína e a
dissolução que ameaça a cada instante a vida dos homens. A não compreensão
disto, do peso inultrapassável que a defesa das novas gerações tem para os
adultos, está na base dos fracassos de todas as experiências comunistas
conhecidas até hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.