Paul Klee - Spirit Drinking and Gambling (1927)
Tudo se reduz então a este
grande problema, para aquele que quer empregar os seus semelhantes em proveito
próprio: Encontrar homens que o orgulho os incita a servir-me
e cujo interessa não os afasta de mim. Por
consequência, tudo se reduz a conhecer um grande número de homens. Jogai então
muito, para que vos vejam. Qualquer outro meio é fraco em comparação com o jogo.
Para se ser da casa, nada há melhor, e a maioria das ligações vêm dele.
Aliás, que coisas úteis nascem desta feliz instituição! [Joseph de Maistre,
Six Paradoxes à Madame la Marquise de Nav...]
Eis uma belíssima apologia do senso comum e da sagacidade nas relações
práticas. O que pode espantar à nossa moralidade é o método proposto, o jogo. Com
Maistre estamos naquele limiar em que a aristocracia e a burguesia se cruzavam
na rua do poder, uns para sair e outros para entrar. Ele, um aristocrata
recente, apesar da sua posição contra-revolucionária, não deixava de ter sido
já educado no espírito de cálculo introduzido pelo pensamento moderno. Nesta
apologia do jogo, cruzam-se a sagacidade do nobre Ulisses e o cálculo
daqueles que querem pôr os outros ao seu serviço. Eis um reaccionário moderno. O
que Maistre não podia saber é que o jogo passaria de instrumento da vida social
a essência da própria sociedade. Na verdade, a vida das sociedades actuais, com
a importância que as bolsas e os mercados financeiros mundiais possuem, tornou-se
um jogo, mas um jogo em que aqueles que jogam não sabem nem querem saber
daqueles que são jogados. [averomundo,
2009/10/08]
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